A Polícia Militar Ambiental deteve três pessoas, entre elas um adolescente, após flagrá-las com material de caça e uma cotia que foi abatida por eles na zona rural de Brejo Alegre


Três são flagrados pela Polícia Militar Ambiental com animal silvestre abatido

  por Lázaro Júnior



Valor de quatro autos de infrações ambientais por cotia abatida e 14 quilos de carne de capivara congelados / foto: Divulgação

A Polícia Militar Ambiental deteve três pessoas, entre elas um adolescente, após flagrá-las com material de caça e uma cotia que foi abatida por eles na zona rural de Brejo Alegre. Na casa de um dos investigados foram apreendidos 14 quilos de carne de capivara congelados.


Segundo o boletim de ocorrência, o caso aconteceu por volta das 15h de ontem no córrego do Macuco. Equipe em patrulhamento foi até um condomínio após denúncia de que em uma residência havia carne de animal silvestre.

Como no endereço informado não havia ninguém, parte da equipe aguardou em frente à residência enquanto outro grupo de policiais desceu até o rio.


Os policiais viram os três investigados chegando à portaria do condomínio, sendo que dois deles fugiram deixando para trás apetrechos de caça e o animal morto.


Os três suspeitos foram abordados e com um deles os policiais encontraram uma faca com sangue. O grupo confessou que tinha ido à mata existente no local para verificar uma armadilha que havia sido montada, e encontraram a cotia aprisionada. Eles a mataram utilizando a faca apreendida.

Como havia denúncia de que na casa de um dos investigados havia carne de animais silvestres, os policiais o questionaram e ele confessou que mantinha no freezer os 14 quilos de carne de capivara, alegando que seria para consumo próprio.

Os três foram apresentados no plantão policial em Birigui, onde foi registrado um termo circunstanciado por crime ambiental. Após serem ouvidos, eles foram liberados. Além de responder criminalmente, foram elaborados quatro autos de infrações ambientais somando R$ 8,5 mil.

O animal abatido foi encaminhado para a Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba para emissão de laudo, e posteriormente seria inutilizado.

Nenhum comentário: