Castilho não atingiu a meta de vacinação em crianças de 1 a 5 anos e a campanha foi prorrogada até o dia 14 de setembro

Castilho prorroga vacinação contra pólio e sarampo até dia 14


Por Assessor de Imprensa - 05/09/2018 11:32

A exemplo de muitas cidades paulistas, Castilho não atingiu a meta de vacinação em crianças de 1 a 5 anos e a campanha foi prorrogada até o dia 14 de setembro, De acordo com o Ministério da Saúde é necessário que no mínimo 95% do público alvo seja imunizado.

Em Castilho a vacina da Pólio atingiu 90%, já contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola apenas 85% foram vacinados. A secretária municipal de Saúde, Janini Nascimento, lamenta que muitos pais acabam ignorando uma campanha tão séria como esta.

Em parceria com a Rede Municipal de Educação, uma equipe da Saúde visitou todas escolas municipais e creches para aplicar vacina nos alunos que ainda estavam sem a imunização. Os professores solicitaram que os pais enviassem a caderneta de vacinação para conferir quem ainda estava em débito.

“Apesar de todos esforços, a nossa meta ainda não foi atingida. Como houve essa prorrogação até o dia 14 é preciso que esses pais procure a sala de vacina o quanto antes”, finalizou Janini.

OBJETIVOS: Esta campanha tem como objetivos vacinar quem nunca se protegeu; completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as doses; dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção).

Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

SURTO - Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo - além de 6.975, que permanecem em investigação.

Atualmente, há dois surtos da doença no país: no Amazonas, com 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, com 300 casos confirmados e 70 em investigação.

Nenhum comentário: