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A Polícia Federal prendeu três pessoas suspeitas de extraírem areia ilegalmente de um trecho do Rio Paraná, em Castilho (SP), na manhã desta terça-feira (27)





Polícia Federal prende trio por extração ilegal de areia do Rio Paraná em Castilho

Embarcação que pertence a uma empresa responsável por comercializar areia fina, grossa e cascalho também foi apreendida.


Por G1 Rio Preto e Araçatuba
 



Embarcação usada para extrair areia ilegalmente foi apreendida pela Polícia Federal em Castilho — Foto: Polícia Federal/Divulgação

De acordo com a PF, uma embarcação que pertence a uma empresa responsável por comercializar areia fina, grossa e cascalho foi apreendida.


Em janeiro de 2021, a empresa já havia sido fiscalizada e autuada pela Polícia Ambiental, além de ter tido a embarcação apreendida e lacrada pela Marinha do Brasil por violação da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.


Foto tirada de cima mostra extração ilegal de areia no Rio Tietê em Castilho — Foto: Polícia Federal/Divulgação


Porém, a empresa continuou realizando a exploração até a manhã desta terça-feira, data em que os suspeitos foram presos pela Polícia Federal com cerca de 15 mil metros de areia, cuja origem será apurada no decorrer da investigação.



Ainda segundo a PF, os presos foram conduzidos à delegacia de Araçatuba (SP) para a lavratura do flagrante delito por crime de extração Ilegal de minério e usurpação de bens pertencentes à União.


Barco estava parado às marges do Rio Tietê em Castilho — Foto: Polícia Federal/Divulgação

O Posto de Atendimento ao Trabalhador da Estância Turística de Pereira Barreto (PAT) oferece novas vagas de emprego

PAT de Pereira Barreto tem novas oportunidades de emprego em usina da região
Assessoria de Comunicação

PAT ressalta que está recebendo currículos de forma presencial e por e-mail.

. Há vagas disponíveis para a Usina Vale do Paraná para Motorista Bitrem CNH E, Tratoristas CNH B, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Líder de Manutenção Automotiva. Os interessados deverão cadastrar seus currículos via e-mail pat@pereirabarreto.sp.gov.br com o campo “Assunto” o nome da vaga desejada. O PAT ressalta que está recebendo currículos de forma presencial bastando o interessado deixar seu currículo na caixa de currículo localizada na frente do PAT.

Maiores informações, os interessados podem procurar o PAT de Pereira Barreto. O atendimento do PAT se dá pelo telefone (18) 3704-4373 e (18) 3704-2128 e ocorre das 7h30min às 12h30min. O Posto de Atendimento ao Trabalhador oferece diversas vagas de emprego em Pereira Barreto e na região, além de postos de trabalho em outros lugares do Brasil. O PAT ainda aloca profissionais no mercado.

15 camas hospitalares, que serão utilizadas para melhorar o acolhimento dos pacientes na Ala Covid do Hospital José Fortuna





Prefeitura adquire 15 novas camas para a Ala Covid do José Fortuna





 

Essas camas serão montadas em salas já preparadas com bicos de saída de oxigênio, e de acordo com as necessidades da entidade.

A chegada desses 15 leitos, faz parte do processo de melhoramentos propostos pela Administração Municipal, no enfrentamento e combate à Covid-19.


“Não estamos medindo esforços para manter o atendimento de qualidade para nossa população, mas não queremos ver esses leitos ocupados. Queremos que, quem precisar usar, esteja confortável, mas continuamos na luta contra a doença e, quando isso tudo terminar, continuaremos investindo e aproveitaremos aquilo que já foi investido, para termos um sistema de saúde melhor e mais eficiente”, destacou o prefeito Paulo Boaventura.

Assessoria de Comunicação







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novo programa recebeu o nome de “Campo Acolhedor” e prevê investimento de aproximadamente R$ 300 mil nos próximos anos





Paulo Boaventura apresenta nova estratégia para aumentar produtividade pecuária de Castilho

 


Denominado “Campo Acolhedor”, projeto incentiva o plantio de forrageiro para suprir necessidade alimentar dos rebanhos durante a estiagem, com forte tendência a aumentar a produtividade leiteira no município

ACâmara de vereadores acatou o pedido e autorizou o prefeito Paulo Boaventura a iniciar o segundo projeto de sua gestão exclusivamente voltado aos pecuaristas municipais. Após o anúncio da breve retomada do programa municipal de Inseminação Artificial, a Prefeitura vai incentivar os produtores rurais do município a plantarem um tipo especial de capim que oferece excelente fonte de suplementação alimentar para o gado durante os períodos de seca e redução significativa nas áreas de pastagem.


“A variedade de capim escolhida por nossas equipes técnicas é o BRS Capiaçú, pelo fato dessa cultura possuir boas características relacionadas à produtividade, valor nutricional e manejo simples”, explicou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Carlos Justi.

O. Todas as propriedades rurais que se encaixarem nos critérios do programa, receberão da Prefeitura toda a assistência técnica e ajuda no preparo do solo necessários para iniciar o plantio, além das sementes ou mudas para implantação de capineiras numa área máxima de 5 mil metros quadrados por propriedade rural que decidir aderir ao projeto.

Outro destaque nesta nova proposta é que as famílias que aderirem ao programa, também assinarão um termo de compromisso de fornecer mudas ou sementes do Capiaçú aos próximos produtores que forem aderindo ao programa, gerando assim um ciclo contínuo das áreas de capineiras.

PANORAMA RURAL – Antes de ‘lançar’ o programa, a Secretaria de Agricultura passou os três primeiros meses do ano analisando profundamente a realidade dos pecuaristas locais. Durante este estudo, os técnicos municipais apuraram que das cerca de 1.521 propriedades rurais de Castilho, 1.400 pertencem à agricultura familiar. Destas, 1.250 propriedades têm na bovinocultura mista e de leite a sua principal fonte de renda. Outros números que reforçam a iniciativa da Prefeitura estão diretamente relacionados ao número de cabeças de gado leiteiro/misto (próximo de 26 mil) e de gado de corte (cerca de 29 mil).

Apesar destes números impressionarem, o levantamento aponta que a produtividade geral é baixa por conta de fatores como a ordenha manual ou mecanizada sem a higienização correta, a degradação das pastagens, baixa oferta e variação de tipos de forragem, práticas inadequadas de cultivo e variações climáticas.


“Estes estudos nos convenceram que o Capiaçú é uma alternativa eficiente e de baixo custo para ajudar os produtores rurais na suplementação da alimentação de seus rebanhos. Além de suprir as necessidades dos animais durante os períodos de seca, também pode aumentar consideravelmente a produção leiteira”, finalizou o prefeito Paulo Boaventura.

Confira o texto integral da Lei CAMPO ACOLHEDOR, na página 07 do Diário Eletrônico desta quinta-feira, dia 22 de abril, clicando aqui.

Assessoria de Comunicação

O comando do 28º Batalhão de Polícia Militar de Andradina esteve em contato com o prefeito Mário Celso Lopes para conhecer a proposta de doação de dois terrenos de grandes proporções para a implantação de uma nova sede do Subgrupamento de Bombeiros e para uma 1ª Cia do Batalhão de Polícia Militar



Comando da PM vem conhecer proposta para construção de novas sedes











Andradina/SP


O comandante interino do 28º, Major Marcos Rogerio e o subcomandante, Major Akira Irikura estiveram com Mário Celso que aproveitou a oportunidade para oficializar a proposta de doações dos terrenos, como forma de colocar a sede dos bombeiros e também a Polícia Militar dentro do novo “centro nervoso” de Andradina, nos bairros Vila Messias e Parque São Gabriel, que se transformarão no novo centro urbano da cidade. A reunião contou com a participação do vice prefeito Paulo Assis, do secretário de Governo Ernesto Silva e do Diretor de Segurança Pública e Defesa Civil, André Luis de Lima Augusto.

“A notícia da pré-disposição do prefeito de Andradina a oferecer uma estrutura para nós chega ser um lisonjeio pois estamos acostumados a andar atrás do município para tentar convence-los a apoiar nossas iniciativas. Agora estamos aqui, diante de um prefeito que tomou a iniciativa de nos ofertar uma proposta destas”, disse o Major.

Mário Celso afirmou que a relação com a polícia militar com o município é bem próxima graças ao trabalho da atividade delegada. “Nossa ideia é trazer para perto do novo centro andradinenses todas as entidades e setores para centralizar o atendimento ao público, com a onde serão construídas um novo centro administrativo e uma nova rodoviária. Essas mudanças estão previstas no “Masterplan” de desenvolvimento de Andradina criado por Mário Celso

“Temos nos bombeiros e polícia militar dois grandes aliados para o desenvolvimento da nossa sociedade, sendo verdadeiros heróis da nossa Andradina. Com novas estruturas podemos pensar, por exemplo, em trazer uma CIA da Força Tática da PM”, disse Mário Celso.



Fotos - créditos: Secom/Prefeitura
Fonte:SECOM/Prefeitura

O Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Andradina (Copmea) esteve na prefeitura de Andradina



Conselho de pastores levam uma benção especial para Andradina







 

Andradina/SP

O Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos de Andradina (Copmea) esteve na prefeitura de Andradina para deixar uma benção ao prefeito Mário Celso Lopes, pelo trabalho desenvolvido por Andradina neste ano.

Participaram do encontro o Pastor José Martins presidente do Copmea, Apóstolo Rogerio Santos e do pastor Thiago Rodrigues além do Secretário de Cultura e Esporte, André Lopes e o Secretário de Governo, Ernesto Júnior.

“Estamos vendo com a força desta administração que Andradina está sendo resgatadas das cinzas”, disse o apóstolo Rogério Santos.
Mário Celso disse aos pastores que Andradina está conseguindo vencer as dificuldades que se apresentam com várias ações realizadas e obras encaminhadas. “Isso é uma bênção, a qual agradecemos muito a Deus, por termos forças para enfrentar os obstáculos sem sair do nosso caminho”, disse o prefeito.

“Todo o poder dado aos homens em posições públicas são dados por Deus para que estes cuidem de outras vidas e façam o melhor para as pessoas”, disse o Pastor.

O Conselho de Pastores, através de seus líderes, desempenha um importante papel no município, pois está à frente de projetos sociais significativos na vida de crianças, adolescentes, jovens e casais de Andradina. Além disso ele coordena as ações integradas pela comunidade evangélica em Andradina.


Fotos - créditos: Secom/Prefeitura
Fonte:SECOM/Prefeitura

A 1ª Dama de Andradina, Juçara Lopes recebeu uma doação de gêneros alimentícios Cooperativa de Produtores e Negócios da Agricultura Familiar de Andradina “Canteiro Agrário”

 



Fundo Social leva doações de cooperativa agrícola para entidades







Os alimentos serviram como complemento da dieta das pessoas em situação de vulnerabilidade



Os alimentos produzidos em pequenas propriedades rurais da Agricultura Familiar, em sua maioria orgânicos, serviram como complemento da dieta das pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas por entidades de Andradina. “É uma doação diferente das que costumamos receber e muito importante pois também trata da saúde das pessoas através de uma alimentação mais saudável”, disse Juçara.

Acompanhada da Secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Política Sobre Drogas, Silvana Silva e da Secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar, Leila Rodrigues, Juçara realizou a entrega via Fundo Social de Solidariedade para a Casa do Morador de Rua de Andradina, para o Asilo São Vicente de Paulo e para a Casa Abrigo.

Segundo o Ceo da Cooperativa, Fernando Magno, a diminuição das carências humanas e o desenvolvimento das pessoas, são objetivos sociais que tem muito haver com o trabalho da cooperativa, que acredita no desenvolvimento das cidades a partir do campo. “As pessoas são importantes e a missão do campo também é o de diminuir as diferenças sociais e aplacar as carências da nossa sociedade”, disse.



Fotos - créditos: Secom/Prefeitura
Fonte:SECOM/Prefeitura

O Prefeito de Andradina, Mário Celso Lopes, vistoriou a área destinada a construção do Hospital Municipal de Andradina (HMA)

Mário Celso faz vistoria técnica na área do Hospital Municipal de Andradina
 




 
Andradina/SP

. A visita foi acompanhada de um corpo técnico responsável pela elaboração do projeto e também pelo vice prefeito Paulo Pereira Assis, o secretário de Saúde João leme.

O HMA será construído anexo ao UPA 24 Horas que deverá ser mantido como a porta de entrada do hospital municipal, projetado inicialmente para 30 leitos de enfermaria e 10 leitos na UTI. Seguindo o conceito de sustentabilidade defendido pelo prefeito, a construção será auto suficiente em energia elétrica de matriz fotovoltaica.

Com o hospital, o prefeito pretende fechar o ciclo de atendimento municipal na área da saúde, que começa nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e chegará até o atendimento em um moderno hospital no Sistema de Saúde Pública de Andradina.

Desde o início do ano, o prefeito determinou estudos que pretendem aproximar a saúde pública de Andradina ao nível de humanização e aparelhamento do Hospital de Amor. Técnicos do Hospital estiveram em Andradina para estudar o sistema de saúde e um grupo de técnicos da saúde municipal passou a ser treinado na filosofia do Hospital do Amor. A ideia de Mário também é trazer um ambulatório ligado ao hospital para promover o tratamento preventivo ao câncer em Andradina.

Também está sendo promovida a construção das novas quatro Unidades Básicas de Saúde levam em conta esses pontos estratégicos onde Andradina tende a crescer em densidade populacional levando o atendimento básico a todos os cantos da cidade, mesmo que a população cresça três vezes mais.

Hospital Escola
Mário Celso acredita que a implantação do Hospital será o ponto de partida para a implantação de um curso de medicina para Andradina uma área também tem sido bem estudada pela administração pública.


Fotos - créditos: Secom/Prefeitura
Fonte:SECOM/APrefeitura

O proprietário do imóvel onde seja realizada a poda irregular de árvores pode ser multado segundo lei municipal.

 



Quem remover ou praticar poda radical em árvores pode ser multado
 




 
Andradina/SP 

 Este é o alerta da secretária de Agricultura, Meio Ambiente, Produção e Agricultura Familiar Leila Rodrigues, que afirma que este tipo de comportamento está cada vez mais comum e além da multa ao proprietário do imóvel, pode representar a cassação da licença dom podador que praticar esse tipo de poda.

A multa para quem realiza a poda radical é de 10 a 20 UFM (Unidade Fiscal do Município), que neste exercício é de R$ 29,03, podendo a multa ser de no mínimo R$ 290,30 (duzentos e noventa Reais e trinta centavos) a R$ 580,60 (quinhentos e oitenta Reais e sessenta centavos).
As multas estão previstas na Lei Complementar 889/90, capitulo IV, artigo(s) 230 e no decreto Nº 3.810/2004, de 09/01/2004,. ART. 230: É expressamente proibido podar, cortar, derrubar, remover ou sacrificar as árvores da arborização pública, sendo estes serviços de atribuições específica da Prefeitura Municipal e da Companhia Energética.(Nova redação dada pela Lei nº 1.604/95, de 22/05/95).

Esta semana o proprietário de um imóvel acabou enquadrado pela lei durante uma ação fiscalizatória, que ocorreu após denúncia indicando a realização da “poda drástica”, que eliminou a copa de lima árvore. Cabe defesa ao proprietário do imóvel pela multa.

A poda drástica foi feita em uma árvore da espécie oiti. A ′mutilação′ devastou a copa, cuja recuperação é estimada entre dois e três anos. 
Segundo Leila Rodrigues, a necessidade de poda radical ou remoção de árvores passa necessariamente por estudos pela prefeitura através da secretaria de Meio Ambiente. “A Secretaria, informada sobre possível problema com uma árvore, vai encaminhar vistoria da árvore e determinar a intervenção necessária - se poda ou remoção. O estudo vai determina as condições da árvore e os riscos que oferece. Esse procedimento evita que árvores sejam removidas ou podadas de forma radical sem critério, colocando a arborização em risco”, disse Leila Rodrigues.

A secretária afirma que o grande número de árvores em ruas, praças e avenidas já foi uma marca de Andradina mas isso vem sendo ameaçada por atitudes radicais que devem ser ponderadas.



Fotos - créditos: Comunica Andradina/Prefeitura
Fonte:Comunica Andradina/Prefeitura

O processo de encampamento da Zona Azul em Andradina continua acontecendo



Processo de encampação da Zona Azul já foi iniciado







 
Andradina/SP

 A empresa se vale do fato da prefeitura ainda não ter concluído o processo de encampamento para voltar a atividade até que os agentes da prefeitura estejam realizando o serviço de controle da área de estacionamento pago em Andradina.
Segundo o secretário de Governo, Assuntos Parlamentares e Institucionais, Ernesto Júnior o fim do contrato com a Andrapark, empresa que controla o estacionamento rotativo pago, foi aprovado pela Câmara Municipal de Andradina e não tem volta.

“A empresa Andrapark perdeu a vigência do contrato assinado pela antiga administração municipal, e neste momento está havendo uma avaliação dos investimentos feitos para que ela seja indenizada. A partir daí e com a abertura de um processo seletivo para contratação de agentes de estacionamento, a prefeitura assumirá o comando do estacionamento rotativo”, disse Ernesto Júnior.

Segundo o secretário pesou na decisão do município de assumir a administração do estacionamento as inúmeras reclamações sobre a atividade, dentre elas a cobrança de uma multa de R$ 16,00 pelo atraso de 15 minutos em pagar ou renovar o tempo de estacionamento. Os motoristas também reclamaram do baixo número de agentes de trânsito da empresa trabalhando o que dificultava a cobrança e por fim eles acabavam multados por não ter encontrado um funcionário da Andrapark.

O repasse da empresa pela concessão ao município também era muito baixo, algo em torno de 13% para a Prefeitura o que foi considerado irrisório já que não cobre custos de manutenção de sinalização nem permite investimentos no trânsito.
Tribunal de Contas

O contato atual (nº 135/2018) teve vários pontos considerados irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Pela concessão a prefeitura recebe apenas 13,11% sobre a receita bruta da Zona azul e ainda sem ter um mecanismo eficiente parta dar transparência e até mesmo fiscalizar o valor do repasse, que é calculado em cima do que a empresa receberia. Em um valor estimado mensal, os repasses à prefeitura são de R$ 30.086,30 (trinta mil, oitenta e seis reais e trinta centavos).
O TC/SP reprovou contrato e afirma que existe “prejuízo” ao erário público e à economia popular. Com a aprovação do projeto pela Câmara, a prefeitura ficará autorizada romper o contrato, já que tem interesse público na exploração do estacionamento.

Nova Proposta
A prefeitura vai assumir a popular “zona azul” para torna-la mais eficiente para motoristas, lojistas e consumidores do comércio da área central da cidade.

A prefeitura quer atender com justiça os motoristas e fazer com que o dinheiro pago fique no município e que seja utilizado na melhoria do trânsito da cidade.

O estacionamento na Zona Azul é pago por quem vai ao Centro fazer compras no comércio, por quem busca serviços bancários e de órgãos municipais, estaduais e federais que estão localizados na área central. A zona azul foi criada em Andradina como saída para as dificuldades de se conseguir uma vaga para se estacionar nas principais ruas da região central permaneciam o dia inteiro com praticamente todas as vagas ocupadas e sem a rotatividade desejada para a atividade do comércio.


Fotos - créditos: Comunica Andradina/Prefeitura
Fonte:Comunica Andradina/Prefeitura

Definidas as datas de vencimento do IPTU 2021


Definidas as datas de vencimento do IPTU 2021





Você que achou estranho ainda não ter recebido o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano e estava preocupado, não precisa mais ir até a Prefeitura para saber se houve extravio ou atraso na entrega que é realizada casa a casa.

A emissão deste tributo – que geralmente ocorre em meados de abril de cada ano, foi adiada pela Prefeitura agora em 2021, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19. Com isso, fica assegurado um prazo maior para os cidadãos manterem suas obrigações em dia.

O calendário de prazos para vencimento da parcela única e/ou parcelamentos foi definido na sexta-feira retrasada (16) através do Decreto Municipal nº 6.464. De acordo com o artigo 1º, o imposto pode ser pago em até 04 parcelas, sendo o vencimento da 1ª delas marcado para o dia 15 de setembro. As três parcelas seguintes terão vencimento nos dias 15 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.

Os contribuintes que preferirem pagar tudo de uma só vez, podem efetuar o pagamento global no dia 15 de setembro, obtendo um desconto de 10% no valor da parcela única.

A entrega dos carnês em lares e prédios comerciais será realizada entre os meses de junho e agosto deste ano. Se após este período você não tiver recebido o seu ou encontre alguma informação errada em seu cadastro, entre em contato com o setor de Tributos da Prefeitura, dirigindo-se ao Paço Municipal, ou pelo telefone: 3741-9000.

Assessoria de Comunicação

Atividade Delegada dá suporte, e aumenta segurança durante os patrulhamentos

Ronda Sanitária e Atividade Delegada continuam em Castilho

 



Centenas de abordagens e orientações já foram realizadas desde o início das atividades. Atividade Delegada dá suporte, e aumenta segurança durante os patrulhamentos.

Desde o início da Pandemia de Coronavírus, o trabalho de fiscalização quanto ao uso de máscaras, distanciamento social (com limitação de pessoas no comércio), e a orientação para que não sejam realizadas festas clandestinas, afim de evitar aglomerações é realizado incessantemente pela Administração Municipal.


Esse trabalho é feito de maneira contundente pelas equipes da Ronda Sanitária, e por seus colaboradores. Já foram feitas centenas de abordagens, com orientação e, infelizmente, algumas notificações para que a propagação da Covid-19 possa ser contida em Castilho.


“Precisamos contar com a população para combater esse vírus. São vidas que se perdem, e infelizmente a única arma que dispomos 100%, no momento, é a prevenção. Quero parabenizar os nossos colaboradores da Ronda Sanitária, e também os membros da Polícia Militar, que por meio da Atividade Delegada, auxiliam nos trabalhos de prevenção e conscientização de nossa população, principalmente aos fins de semana, onde as denúncias acontecem com mais frequência”, destacou o prefeito Paulo Boaventura.

O Capitão Valdomiro, da Polícia Militar, também falou sobre o trabalho realizado pelas equipes da Ronda e da Atividade Delegada.



“São trabalhos irmãos, que têm sido feitos com bastante seriedade, para que o cidadão seja, com o máximo respeito, orientado e conscientizado. Tudo que estiver ao alcance da Polícia Militar, para que possamos vencer esse momento, será feito”, destacou o Capitão.

O apoio dado pela Administração aos funcionários da Saúde, que trabalham na Ronda Sanitária, tem sido alvo de elogios.


“Temos recebido um apoio muito grande dessa Administração, que tem pensado estratégias para que possamos realizar as ações de conscientização e orientações à nossa população. Isso aumenta a credibilidade que nós, da Ronda Sanitária, temos em relação ao castilhense”, destacou a funcionária Maria da Graça.

Os trabalhos de fiscalização, orientação e conscientização realizados pela Ronda Sanitária, acontecem todos os dias, e podem ser acionados, pelo telefone 3741-9006, que funciona exclusivamente como WhatsApp.

Assessoria de Comunicação








Boletim Epidemiológico de Castilho

 



Quase 5400 pessoas já foram vacinadas contra Covid-19 em Castilho



Número é equivalente a 25% da população total do município, de acordo com o Censo IBGE atualizado em 2020 

De acordo com o monitoramento feito pela Secretaria de Saúde e divulgado hoje (27) no 103º Boletim Epidemiológico que acompanha os casos de coronavírus no município, a quantidade de castilhenses que já recebeu as duas doses da vacina contra Covid-19 é muito superior à quantidade total de infectados acumulada em Castilho desde abril do ano passado, que contabiliza 1527 contaminados. 

Até agora, 3.698 castilhenses – entre eles os idosos com 62 anos ou mais, profissionais de Saúde, da Educação e Polícia Militar, já receberam pelo menos a 1ª dose da vacina. A quantidade de cidadãos que já receberam as duas doses da vacina também supera o número total de infectados. 

Outra boa notícia é que o número de vacinados com a segunda dose deve aumentar significativamente nesta semana, já que muitos imunizados com a Oxford/AstraZeneca logo no início da campanha, começaram a receber ontem (segunda-feira, 26) a segunda dose deste imunizante (o prazo entre a aplicação de uma dose e outra é de três meses para esta vacina). 

A secretária municipal de Saúde, Márcia Zoteli, explica que Castilho recebeu até agora, 5.371 doses da vacina e tem controlado cuidadosamente o cronograma de vacinação para evitar riscos da falta de vacinas para segunda dose, como já aconteceu em alguns municípios brasileiros que desrespeitaram o calendário oficial e acabaram comprometendo a eficácia da campanha. Ainda assim, ela explica que Castilho está antecipando cautelosamente a vacinação que nesta quarta-feira, 28, chegará à faixa etária dos 61 anos. 

INTERNAÇÕES – Apesar do sucesso e eficácia da campanha no município, a quantidade de pacientes internados em Castilho e outras cidades continua preocupando as autoridades municipais. Atualmente, são 16 pacientes internados somente em Castilho, sendo que dois deles aguardam a liberação de vagas nas UTIs da região. Além deles, existem 02 castilhenses na UTI de Mirandópolis, 01 na UTI de Andradina e outros 02 em Campo Grande e Três Lagoas/MS, além de 01 na enfermaria de Andradina, totalizando 22 internações. 

A enfermeira Naira Janaina de Deus complementou o quadro geral do município acrescentando a informação de que 119 pessoas continuam em isolamento enquanto aguardam a realização dos exames, e outros 60 casos positivos continuam em isolamento domiciliar. 

Assessoria de Comunicação