Hospital Unimed Araçatuba atinge ocupação máxima

“Estou fazendo esse boletim desesperado pedindo à população que fique em casa. A última coisa que os médicos querem é ter que escolher entre pai e filho, quem merece o respirador”, alerta a diretora do hospital Vilma Shinsato

Lázaro Jr. - Hojemais Araçatuba
18/03/21 às 17h02

“Estou fazendo esse boletim desesperado pedindo à população que fique em casa. A última coisa que os médicos querem é ter que escolher entre pai e filho, quem merece o respirador”.

Essa fala é da diretora do Hospital Unimed Araçatuba (SP), Vilma Shinsato, que divulgou um boletim especial na tarde desta quinta-feira para informar que o hospital chegou à capacidade máxima de atendimento a pacientes com sintomas de covid-19.

“Infelizmente chegamos em um momento que nenhum médico quer chegar, que é o momento de ver o paciente na porta do hospital, sem conseguir leito, sem respirador, agonizando por falta de ar”, informou.

De acordo com ela, atualmente o hospital tem 121 leitos fixos e, do total de pacientes em tratamento, 90 estão com sintomas de covid-19, o que corresponde a 75%.

No último sábado a diretoria abriu a quarta UTI Covid, com cinco leitos, os quais já foram todos ocupados. Hoje foi preciso improvisar uma ala que até então recebia pacientes em recuperação pós-cirurgia para também transformá-la em UTI.

Segundo Vilma, das cinco vagas disponibilizadas nessa ala três já estão ocupadas e no atual momento da pandemia, o sistema de saúde está impossibilitado de atender a demanda.


“É o momento que nenhum médico estudou para fazer, de escolher quem tem mais chance para ter acesso a um respirador. Infelizmente o sistema de saúde da nossa cidade chegou além do seu limite”, desabafou.


Silvia informa que atualmente as equipes médicas do hospital trabalham com quatro escalas de plantão e uma quinta está sento montada para dar conta da demanda. Entretanto, ela explica que é difícil encontrar profissionais médicos especializados em UTI, que demanda treinamento específico.

Nenhum comentário: