Em duas semanas, a população de brasileiros com anticorpos contra o novo coronavírus em 83 cidades aumentou de 1,7% para 2,6%, revela o Epicovid19-BR, estudo da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) financiado pelo Ministério da Saúde que busca estimar o tamanho do contágio no Brasil



Percentual da população com anticorpos para o coronavírus aumentou em 53% em duas semanas no Brasil

Epicovid19-BR revela que população de brasileiros com anticorpos para o Sars-CoV-2 passou de 1,7% para 2,6% no começo de junho; cientista diz que Brasil é ‘o mais veloz’ na disseminação da doença
Constança Tatsch
11/06/2020 - 20:34 / Atualizado em 11/06/2020 - 22:43Aglomeração de pessoas no Centro de São João de Meriti: brasileiros seguem entrando em contato com o vírus Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo
RIO — De acordo com os pesquisadores, o crescimento mostra que o contato com o vírus no Brasil segue acelerando, e é ainda mais rápido em algumas cidades, como o Rio de Janeiro.

O aumento de 53% entre as duas fases da pesquisa é inédito em estudos similares. Na Espanha, por exemplo, na elevação foi de apenas 4% no mesmo intervalo.

Em cada uma das 83 cidades, foram entrevistadas e testadas mais de 200 pessoas nas duas fases, a primeira de 14 a 21 de maio e a segunda de 4 a 7 de junho.

— Se fosse uma corrida de Fórmula 1, o Brasil seria o carro mais rápido na pista, infelizmente. Em vários lugares a Covid-19 já desacelerou ou acelera de forma mais leve. Aqui é contrário. Ainda não somos o primeiro lugar na corrida, mas, se continuar assim, vamos chegar — diz o epidemiologista Pedro Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e coordenador da pesquisa.

De acordo com Hallal, considerado o número de semanas após a 10ª morte, seria o momento de o país começar a entrar em curva descendente, a julgar pelo que houve em outros países. Mas é o contrário: seguimos subindo a montanha.

— Estaríamos no pico se compararmos com o mesmo tempo em outros países, mas com essa estratégia kamikaze de abertura continuamos subindo e a montanha pode se tornar mais alta. Não se tem conhecimento de nenhum país que afrouxou o isolamento social perto do pico. O Brasil resolveu dobrar a aposta. No momento mais grave da pandemia, decidiu reabrir — afirma Hallal.

O epidemiologista compara com outros países:

— Na Espanha, por exemplo, o estudo mais recente deu que 5,2% da população tinha anticorpos para o vírus, mas temos que levar em consideração que lá a pior fase já passou. O número de mortes diárias e casos novos diminui há um bom tempo. Há algumas semanas era 5%, agora é 5,2%, ou seja, um leve aumento.

Nenhum comentário: