Até o dia 14 de julho, apenas os serviços considerados essenciais podem funcionar. Mas a Prefeitura, sem distinção, autorizou para os demais a realização de “trabalho interno” e entregas por delivery e/ou drive thru


Quarentena: Semana começa com novas regras para o comércio de Ilha Solteira


Douglas Cossi Fagundes
Da Redação





A semana começou com novas regras para o comércio de Ilha Solteira, depois que o Governo do Estado rebaixou a região de Araçatuba para a fase vermelha.
 
O comércio não pode ter atendimento presencial, com o cliente dentro do estabelecimento, mas pode entregar produtos.

Na manhã desta segunda-feira (29), a maioria seguia as regras determinadas pelos decretos estadual e municipal. Os que mantiveram atendimento interno, por exemplo, colocaram mesas e/ou barreiras para impedir o acesso de clientes ao interior dos estabelecimentos, fazendo o atendimento na porta.


O que mudou
Baseada na decisão do Governo do Estado, a Prefeitura de Ilha Solteira editou um decreto, sobre o que pode e o que não pode funcionar a partir desta segunda-feira.

O documento proíbe a abertura de serviços não essenciais. Mas mantêm a autorização, sem distinção, para a realização de “trabalho interno” e entregas por delivery e/ou drive thru. Ou seja, o comércio não pode ter atendimento presencial, com o cliente dentro do estabelecimento, mas pode entregar produtos.

Poderão funcionar, desde que atendam normas de segurança vigentes, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias, estabelecimentos de saúde animal (PETs), supermercados, açougues, padarias, lojas de suplemento, feiras livres, bares, lanchonetes, restaurantes, postos de combustíveis, lojas de materiais de construção, oficinas de veículos automotores, táxis, serviços de entrega, serviços de limpeza, hotéis, serviços bancários (incluindo lotéricas), assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e internet, bancas de jornais, meios de comunicação social, construção civil e indústrias em geral.

Para funcionarem, esses estabelecimentos deverão exigir o uso obrigatório de máscaras faciais, intensificar ações de limpeza, disponibilizar o álcool em gel aos seus clientes, divulgar informações acerca da COVID-19 e das medidas de prevenção, adotar medidas para escalonar o acesso de consumidores e evitar aglomerações, e não comercializar produtos para consumo no local.

Os salões de beleza e academias, antes autorizados a funcionar, devem permanecer fechados enquanto a região ficar na fase 1 da quarentena.


Serviços Públicos
A Prefeitura informou que não irá fechar os serviços púbicos municipais. Mas o acesso continuará sendo controlado, para evitar aglomerações. Nesses locais também será obrigatório o uso de máscaras.

Nenhum comentário: