UFMS contra o Coronavírus



UFMS contra o Coronavírus



Campanha de Prevenção

Entrevista – Enfermeira Angelita Fernandes, do Hospital Universitário






Esclarecimento 1 – Dra. Mariana Croda
Comitê Operativo de Emergência

Portaria nº 387, de 12 de Março de 2020.

– Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo (Vice-reitora) – presidente
– Albert Schiaveto de Souza (INBIO)
– Ana Rita Barbieri Filgueiras (PROAES)
– Andrea de Siqueira Campos Lindenberg (HUMAP/EBSERH)
– Claudio Cesar da Silva (HUMAP/EBSERH)
– Fabrício de Oliveira Frazilio (FAMEZ)
– Juliana Arena Galhardo (FAMEZ)
– José Carlos Crisóstomo Ribeiro (PROGEP)
– Luciana Contrera (INISA)
– Marcelo Fernandes Pereira (PROECE)
– Marcelo Luiz Brandão Vilela (FAMED)
– Mariana Trinidad Ribeiro da Costa Garcia Croda (FAMED)
– Maria Ligia Rodrigues Macedo (FACFAN)
– Nalvo Franco de Almeida Junior (PROPP)
– Nilza Emy Yamasaki (AGINOVA)
– Paulo Zarate Pereira (FAODO)
– Rose Mara Pinheiro (AGECOM)
– Ruy Alberto Caetano Filho (PROGRAD)
Sites Informativos

Coronavírus – Ministério da Saúde
https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul
http://www.saude.ms.gov.br/coronavirus-em-tempo-real/

Nota Informativa – 13/03/2020

Organização Mundial da Saúde
Coronavirus disease (COVID-19) outbreak
https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019#
Perguntas e Respostas

Comitê Operativo de Emergência – versão 2.0 – Atualizado em 16/3/2020 – 9h27

O que faz o Comitê Operativo de Emergência? Para que ele serve?

O Comitê Operativo de Emergência é formado por um time de especialistas para acompanhar o avanço da doença no país e no estado e as recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Economia. O comitê analisa o cenário e define as estratégias para a Universidade.

Quem é o porta-voz oficial da UFMS em relação ao covid-19?

Reitor, presidência do Comitê de Emergência e a diretora da Agência Especial de Comunicação Científica e Social.

Onde encontro informações atualizadas sobre a situação da UFMS?

Para facilitar o entendimento, a UFMS criou um canal de comunicação específico para tratar das ações e medidas adotadas na Universidade. Todas as informações estão no canal de comunicação ufms.br/coronavirus.

A UFMS vai suspender as aulas presenciais?

A Universidade segue a Política de Saúde Pública nacional e estadual, com base nas recomendações da OMS, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul.

Em caso de suspensão estadual/nacional, as aulas presenciais não ocorrerão. Durante o período de suspensão estadual/nacional, as aulas ocorrerão em sua totalidade por meio das ferramentas de Educação a Distância.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

A decisão será publicada em portaria e amplamente divulgada.

A decisão sobre a utilização das ferramentas de Educação a Distância será para toda a Universidade? A partir de quando?

A portaria emergencial ampara o uso das ferramentas de Educação a Distância e se aplica a todos os planos de ensino de graduação e pós-graduação de todas as áreas do conhecimento em andamento.

A recomendação é que as unidades adotem as ferramentas de Educação a Distância, avaliando a situação de cada curso e de cada município.

Em caso de suspensão estadual/nacional, as aulas presenciais não ocorrerão. Durante o período de suspensão estadual/nacional, as aulas ocorrerão em sua totalidade por meio das ferramentas de Educação a Distância.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

E se as aulas e demais atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais forem suspensas?

Neste caso as aulas e as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais não ocorrerão. Durante o período de suspensão estadual/nacional, as aulas e demais atividades ocorrerão em sua totalidade por meio das ferramentas de Educação a Distância.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

As atividades administrativas vão continuar?

Sim, a Universidade permanece funcionando normalmente, adotando as medidas de prevenção e proteção à comunidade universitária e por teletrabalho, quando possível.

O Calendário Letivo será interrompido?

Não. A recomendação é que a direção da unidade (campus, faculdade, instituto, escola) em conjunto com a coordenação do curso orientem os professores a adotarem as ferramentas da Educação a Distância para continuidade das aulas.

As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

Os restaurantes universitários permanecem funcionando normalmente?

Sim, somente para público interno, estudantes, técnicos e professores. Ao utilizar esse espaço, a recomendação é seguir as medidas de prevenção. Se possível, evite os horários de pico e procure outros locais para alimentação, evitando as aglomerações.

E as bibliotecas? O acesso está garantido?

O acesso à biblioteca será apenas para empréstimo e devolução de livros somente para a comunidade universitária. Estão suspensas atividades de estudo e permanência. Dê preferência às consultas por meio da plataforma Minha Biblioteca.

Qual é a recomendação para as aulas que são essencialmente práticas?

Os professores devem procurar alternativas para as atividades a distância, com a utilização de recursos tecnológicos disponíveis. O estado de saúde de emergência internacional ampara a utilização de meios alternativos de ensino, em todas as áreas do conhecimento, para preservar a saúde de todas as pessoas. As equipes da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

Como ficam os alunos que fazem atividades nas UPAs, clínicas, ambulatórios, postos de saúde e hospitais?

A princípio, as atividades estão mantidas, devendo os diretores, coordenadores e professores incentivarem o uso correto das medidas de prevenção para a equipe de saúde. Em caso de não haver EPI suficiente nos locais descritos, as atividades deverão ser suspensas e deverão ser realizadas de modo alternativo, com atividades que utilizem ferramentas de Educação a Distância. O estado de saúde de emergência internacional ampara a utilização de meios alternativos de ensino, em todas as áreas do conhecimento, para preservar a saúde de todas as pessoas.

Sou professor e não tenho atividades em EaD no meu plano de ensino. O que devo fazer?

A portaria já publicada respalda as atividades em EaD e a utilização dos recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação. Não há necessidade de atualizar o plano de ensino.

Sou professor e não tenho nenhuma experiência com aulas em EaD. Existe algum tutorial ou algo que possa me ajudar?

Sim, a equipe da Secretaria Especial de Educação a Distância em conjunto com as pró-reitorias de Graduação e de Pesquisa e de Pós-Graduação prepararam orientações para utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem. As orientações estão disponíveis aqui.

Sou estudante e não tenho acesso a computadores e internet, como vou acompanhar as disciplinas a distância?

Os laboratórios de informática estarão disponíveis para utilização. Os estudantes devem procurar a unidade e agendar os horários, seguindo as recomendações em relação às medidas de prevenção.

Os estudantes de fora de Campo Grande podem voltar para as suas cidades de origem e realizar as atividades a distância, assinando de forma eletrônica o Termo de Ciência e Responsabilidade.

Entre as medidas de prevenção, você deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

Estou preocupado porque tenho pessoas idosas em casa e posso transmitir o vírus. Qual é a recomendação?

É recomendado que tome as medidas de prevenção divulgadas pelo Ministério da Saúde, OMS, Secretaria de Estado da Saúde e autoridades locais.

Você deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

Com a determinação da Prefeitura de Campo Grande de suspender eventos com mais de 100 pessoas, o show no Morenão permanece?

A empresa organizadora do evento, que alugou o espaço da Universidade, comunicou que seguirá as orientações da Prefeitura Municipal de Campo Grande e adiou a realização do evento. Para mais informações, contate a empresa responsável pelo evento.

E os demais shows previstos para o Teatro Glauce Rocha?

Todos os eventos culturais, artísticos e esportivos devem ser adiados ou cancelados, o que inclui a agenda de shows no teatro.

Qual é a recomendação para as atividades previstas nos projetos de extensão?

As atividades dos projetos de extensão por estarem voltadas para o público externo da Universidade devem ser suspensas.

As unidades que prestam atendimento à comunidade externa devem suspender suas atividades?

As atividades das unidades que atendem ao público externo da Universidade devem ser suspensas.

Se houver suspensão das aulas presenciais, como ficam os servidores? E os técnicos e os professores devem continuar vindo para a Universidade?

A Universidade permanece aberta e em funcionamento. A prerrogativa para o trabalho remoto é principalmente para os servidores que apresentarem sintomas, regressarem de viagens nacionais ou internacionais, acima de 60 anos, gestantes ou portadores de doenças crônicas.

A critério da direção de cada unidade, o servidor poderá realizar suas atividades remotamente desde que não prejudique o funcionamento da unidade. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em teletrabalho e permanecer em sua residência, no seu município de trabalho, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Se o técnico tiver de permanecer em casa, como será em relação ao ponto eletrônico?

O servidor que faz o registro de frequência no ponto eletrônico deverá registrar o ajuste em função da necessidade de trabalho remoto no sistema de Registro Mensal de Ocorrências.

O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em teletrabalho e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

A biometria do ponto eletrônico será suspensa?

Sim. Durante o período de suspensão de aulas e atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão presenciais, o ponto eletrônico será substituído por folha de frequência no sistema Registro Mensal de Ocorrências e controlada pelo superior imediato.

Os funcionários terceirizados serão dispensados?

Não. Os gestores dos contratos devem enviar notificação para que as empresas que prestam serviços à UFMS orientem seus funcionários em relação às medidas de prevenção.

Sou estudante de pós-graduação e tenho de continuar meus trabalhos no laboratório. O que devo fazer?

O estudante deve procurar orientação diretamente na unidade, com orientador, coordenação de curso e direção, mas a princípio todas as atividades devem ser realizadas a distância. Se não for possível, as atividades podem ser adiadas ou reprogramadas, com escalas diferenciadas, a critério da direção da unidade.

Caso você sinta uma diminuição no avanço da sua pesquisa – por impossibilidade de coletar dados ou realizar experimentos que exijam muito tempo em laboratório – lembre-se que seu trabalho não consiste apenas nas rotinas do laboratório. É possível manter o trabalho em dia realizando outras tarefas como: revisão de literatura, finalização de artigos em andamento, estudar uma língua estrangeira, aprender novos recursos que poderiam ser necessários mas você os deixou de lado porque tinha que coletar dados, entre outros. Não se esqueça de sempre organizar sua agenda em comum acordo com seu orientador e coordenação de curso.

Sou pesquisador da UFMS e estou em missão no exterior de curto prazo. Devo voltar imediatamente?

A recomendação é que o retorno seja o mais breve possível, uma vez que podem ocorrer dificuldades futuras com relação à restrição de voos e imigração. Ao retornar, você deve justificar no relatório o retorno antes do prazo previsto e deve permanecer em sua casa durante sete dias, se não apresentar sintomas e até 14 dias se tiver sintomas.

Estou em qualificação/mobilidade acadêmica no exterior, o que devo fazer?

Em conexão com a instituição que o está recebendo, você deve pedir orientação da parte jurídica a Aginova e Progep.

Sou estudante de pós-graduação e tenho banca agendada para esse período. Qual é a recomendação?

As bancas devem ser realizadas com recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação. Em último caso, as bancas poderão ser reagendadas.

Sou estudante da pós-graduação e estou no término do prazo de conclusão. Existe possibilidade de prorrogação?

Sim, desde que solicitado por meio do requerimento on-line e aprovado pela coordenação do curso e Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Cada caso será analisado individualmente.

Sou estudante de pós-graduação e tenho viagens de pesquisa agendadas. Devo desmarcar?

Sim, a recomendação é que as viagens sejam suspensas. Converse com o seu orientador sobre as alternativas.

As atividades voltadas para a população acima de 60 anos, como a UnApi, devem ser suspensas?

Sim, por fazerem parte da população com alto risco, todas as atividades para esta faixa etária devem ser suspensas.

O estudante está com sintomas de coronavírus, o que ele deve fazer?

Deve permanecer em casa em regime especial. Para formalizar, ele deve fazer o requerimento on-line de regime especial disponível na Pró-reitoria de Graduação e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e assinar o termo de ciência e responsabilidade. O estudante deverá assinar eletronicamente o termo de ciência e responsabilidade, permanecer em atividades de ensino on-line e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Você deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

O servidor está com sintomas de coronavírus, o que ele deve fazer?

Deve comunicar a chefia imediata e a direção da Unidade para permanecer em casa em trabalho a distância. Para formalizar, ele preenche o requerimento único disponível na página da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS e regime de teletrabalho e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Você deve evitar aglomerações, lavar as mãos frequentemente com água e sabão e, na impossibilidade, usar álcool em gel. Além disso, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Em casa limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência com desinfetantes de uso domiciliar ou com álcool a 70%. Não compartilhar utensílios domésticos com a pessoa em risco e evitar toques, beijos e abraços. Caso você tenha sintomas, cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar evitando as mãos (use a parte interna do braço ou use lenço descartável), use máscara descartável e deixe os ambientes ventilados com portas e janelas abertas.

Tenho um evento agendado com palestrantes externos. Devo cancelar?

A recomendação é que o evento seja cancelado e/ou realizado com a participação do convidado por plataformas on-line e ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação, se possível. Do contrário, deve ser cancelado, independentemente do local do evento.

Todos os eventos e atividades técnico-científicos em locais fechados, organizados pela UFMS, independentemente do número de pessoas – governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais, religiosos e outros – devem ser cancelados ou adiados.

Estou voltando de viagem internacional, quais os procedimentos que devo adotar?

Você deverá permanecer em sua casa realizando as atividades diárias por meio das ferramentas ou plataformas on-line. Deve assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer em atividades on-line em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus. Se estiver sem os sintomas, deve ficar em casa por sete dias. Com sintomas, esse prazo se estende para 14 dias.

Os auxílios para participação de eventos estão mantidos?

Os editais foram lançados antes do avanço da doença e das recomendações do Comitê Operativo de Emergência. Entretanto, as submissões e as concessões de auxílios para viagens e demais deslocamentos estão suspensos enquanto perdurar o alerta da OMS e do Ministério da Saúde.

As viagens entre os câmpus estão suspensas?

Sim. As viagens relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão estão suspensas, assim como as atividades relacionadas à gestão e infraestrutura de apoio aos câmpus e de realização de reuniões dos conselhos superiores. A compra de passagens aéreas e rodoviárias estão suspensas, assim como a concessão de diárias.

Em casos administrativos, em função de normativo legal, poderão ser autorizadas, mediante justificativa, viagens em carro oficial, entre os câmpus.

Como os docentes devem proceder quanto a faltas dos alunos?

Estudantes com maior vulnerabilidade estão protegidos pela portaria. Aqueles que estão faltando as aulas, por sintomas, devem entrar com pedido de regime especial e comunicar a coordenação de maneira eletrônica. O docente deve realizar o plano de ensino com ferramentas de Educação a Distância, comunicando a coordenação de curso e orientando todos os estudantes.

O estudante e os professores deverão assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer em atividades de ensino on-line e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Reuniões de colegiado e de conselho de unidade setorial deverão ser realizadas?

Não. As reuniões deverão ser realizadas com a utilização das ferramentas da Tecnologia de Informação e Comunicação ou suspensas enquanto perdurar o alerta de emergência internacional em saúde.

Devo comparecer na UFMS para tirar dúvidas?

Não. Toda a comunicação deve ser feita de forma on-line. Mande comunicação eletrônica diretamente para o setor adequado. Se não tiver o contato, encaminhe sua dúvida para o canal Ouvidoria, clicando aqui. Sua solicitação será encaminhada para o setor responsável.

Quais as medidas de proteção para os servidores?

A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) intensificará junto ao Gestor/Fiscais do Contrato o acompanhamento e o monitoramento, referente a frequência da limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de providenciar a disponibilidade de álcool gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de reuniões e gabinetes.

Os servidores com mais de 60 anos, gestantes e aqueles portadores de doenças crônicas que compõem o grupo de risco de aumento de mortalidade por Covid-19 poderão optar pela execução de suas atividades por trabalho remoto. O servidor deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer à disposição da UFMS em teletrabalho e permanecer em sua residência, no seu município de trabalho, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Quais as medidas de proteção para os estudantes?

A Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi) intensificará junto ao Gestor/Fiscais do Contrato o acompanhamento e o monitoramento, referente a frequência da limpeza dos banheiros, elevadores, corrimãos e maçanetas, além de providenciar a disponibilidade de álcool gel nas áreas de circulação e no acesso a salas de reuniões e gabinetes.

Os estudantes com mais de 60 anos, gestantes e aqueles portadores de doenças crônicas que compõem o grupo de risco de aumento de mortalidade por Covid-19 poderão optar pela execução de suas atividades por regime domiciliar. O estudante deverá assinar eletronicamente o Termo de Ciência e Responsabilidade, permanecer em atividades de ensino on-line e permanecer em sua residência, a fim de diminuir a possibilidade de disseminação do vírus.

Por que a UCDB suspendeu as aulas e a UFMS ainda não?

A UFMS está em consonância com a recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de Mato Grosso do Sul e do Comitê Operativo de Emergência. A Administração está atenta à evolução da doença e pronta para tomar as medidas adequadas e no tempo correto para aumentar a proteção da nossa comunidade universitária e da sociedade em geral.

O concurso público para docentes será mantido?

O concurso público para docentes está suspenso. 


Mais informações fonte no https://www.ufms.br/coronavirus/  e site concursos.ufms.br.

Nenhum comentário: