ATIVIDADES NA ACADEMIA MUNICIPAL DE SAUDE, APARTIR DE 15 DE JANEIRO A FISIOTERAPEUTA ANDREA BORGES FARÁ PARTE DA EQUIPE DE MULTIPROFISSIONAIS DA SMS.
Andrea Borges Lourenço, fisioterapeuta exclusiva da Academia da Saúde Municipal de Castilho, afirma que a prevenção é a chave para garantir a saúde do corpo durante a rotina de treinos. Graduada em Fisioterapia e pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar, realizará um trabalho de longa data com os alunos da academia em parceria com a Educadora física Roberta Lucio.
Com foco nas necessidades individuais de cada pessoa, Andrea tratará lesões, contusões, distensões, tendinites, entre outros problemas, além de auxiliar na prevenção para eliminar as possibilidades de consequências que interrompam os treinos.
1 - Que tipo de serviços você prestará para a Academia Municipal?
O foco na Academia Municipal é a Fisioterapia Clínica, que abrange a reabilitação, a prevenção, o tratamento de lesões ocasionadas pelas atividades de alto impacto.
2 – No universo dos serviços prestados por academias, qual a importância do acompanhamento por um profissional de Fisioterapia?
Além do acompanhamento, o principal benefício de ter um fisioterapeuta na academia é fazer com que o aluno não desista das atividades por conta de algum problema físico. O atendimento personalizado possibilita a reabilitação conciliada aos treinos.
3 – Muita gente associa a fisioterapia à cura de lesões, mas é muito mais que isso, certo? Como você detalharia a fisioterapia aplicada nas academias?
A fisioterapia é uma área muito abrangente. Na Academia Municipal., por exemplo, realizaremos um trabalho que vai muito além da reabilitação. Tudo começa no acompanhamento, na prevenção, no condicionamento físico lado a lado do aluno, na correção postural e nas indicações para evitar lesões de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa. Tudo gira em torno da saúde, do bem-estar e do conforto para que o aluno não tenha que abrir mão do treino.
4 – Para os alunos da Academia Municipal, o que você destaca como medidas imprescindíveis de proteção na hora de fazer exercícios?
Vale lembrar que isso varia de pessoa para pessoa, mas como dica básica, eu sugiro dar atenção para alguns pontos na hora do treino:
1º - Aquecimento inicial: antes do treino é ideal realizar movimentos leves e sem carga.
2º - Alinhamento postural: durante a execução dos movimentos deve-se observar se a carga está adequada para não comprometer a performance e ocasionar má postura. Ter consciência corporal é imprescindível para prevenir lesões. Observe sua postura e peça orientações aos profissionais da academia.
3º - Alongamento final: após o treino, é recomendado realizar um alongamento geral. Ou seja, fique mais tempo numa determinada posição para ganhar comprimento muscular. Faça isso com o auxílio de um profissional.
5 – Quais os tipos mais comuns de lesões por falta de orientação adequada nas academias?
1 – Coluna
2 – Ombro
3 – Quadril
4 – Joelho
6 – Quais os equipamentos de musculação, por exemplo, que devem ser utilizados com cuidados redobrados?
A resposta é bem simples: todos. Na verdade, o aparelho em si não é o problema, mas sim, o excesso de carga direcionada. O perigo maior está na execução inadequada do exercício, que inclui peso a mais e postura errada. Aquela ideia de aumentar a carga “para acelerar” os resultados, não é uma boa ideia se você fizer isso por conta própria e sem avaliação profissional.
7 – E os alongamentos, que geralmente os alunos das academias dão menor importância, são mesmo fundamentais? Devem ser feitos antes do treino, depois ou nesses dois momentos?
Essa é uma questão variável, pois vai depender da avaliação de cada aluno. Mas como regra geral, recomenda-se fazer um alongamento inicial e um final. O primeiro, deve ser leve, pensando no aquecimento muscular. O segundo, que é o de permanência, é voltado para o ganho de comprimento muscular e para o relaxamento.
8 – As pessoas sedentárias que iniciam na academia, devem tomar mais cuidados nos primeiros dias, correto? Quais seriam os mais importantes?
Todo início deve ser gradual. O importante é ficar atento à carga e a intensidade dos exercícios, sem fugir do treino recomendado pelos instrutores. Além disso, o aluno iniciante pode e deve pedir orientações aos profissionais da academia para saber como utilizar corretamente os equipamentos. Um item importante também, é vestir roupas confortáveis e tênis com amortecimento adequado.
9 – Para finalizar, você poderia das cinco dicas para a prática de exercícios na Academia Municipal da Saúde ?
Dica 1: Estar em dia com a avaliação física e o programa de treino específico.
Dica 2: Se o aluno tiver histórico de lesão, deve procurar a fisioterapeuta da academia para orientações sobre como proceder o treino sem prejuízos à saúde.
Dica 3: Não exceder a carga e a intensidade dos exercícios e aparelhos, o ganho é gradual.
Dica 4: Manter a assiduidade dos exercícios respeitando o tempo de repouso em cada modalidade. Você pode treinar todos os dias, porém intercalando os grupos musculares.
Dica 5: Se encontrar alguma dificuldade durante as atividades ou sentir dores persistentes que impeçam os movimentos, procure o fisioterapeuta para uma avaliação detalhada.
Fora isso, bons treinos!
Perfil: Andrea Borges Fisioterapeuta
Formação: Fisioterapia na UNITOLEDO, pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar.
Experiências Profissionais: clínica, hospitalar e domiciliar.
Atuação: fisioterapia neurológica, ortopédica, traumatológica e desportiva, cardiorrespiratória, pediátrica. Drenagem Linfática (pós operatório), massoterapia. Especializada em atendimento clínico e domiciliar.
Horário de atendimento de segunda a sexta das 8 as 10 e 14 as 16hs por agendamento na Academia da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário