Um estudo publicado na renomada revista Science indica que anticorpos de lhamas são extremamente efetivos para o tratamento de diversos tipos de gripe.


Nova vacina da gripe tem origem no sangue de lhamas


Por Rodrigo Almeida

Reprodução/ Pixabay

Fonte:https://www.metrojornal.com.br/estilo-vida/2018/11/07/nova-vacina-da-gripe-tem-origem-no-sangue-de-lhamas.html

Cientistas do Instituto Scripps, na Califórnia, infectaram um grupo de Lhamas para estudar a resposta do sistema imunológico desses animais. A partir daí, eles desenvolveram um anticorpo que ainda deve ser testado em humanos.

Os resultados mostram que as Lhamas puderam neutralizar 59 tipos diferentes de vírus da gripe, o único que não foi neutralizado é o que afeta os humanos.

Apesar disso, a pesquisa é muito animadora, pois com ela os cientistas poderão desenvolver técnicas e remédios mais eficientes para combater o vírus da gripe.

Isso ocorre porque os anticorpos das lhamas são muito menores que os dos humanos e conseguem ultrapassar as barreiras de proteínas que constituem as defesas do vírus.

As terapias contra a gripe são pouco efetivas devido a mutações constantes. A pesquisa desenvolve vacinas mais potentes, que podem ajudar idosos, os indivíduos mais vulneráveis ao vírus.

Nenhum comentário: