5 profissionais que atuam na Saúde de Castilho são cubanos


Saúde de Castilho deverá perder cinco médicos cubanos



Por paparazzi news - 16/11/2018 19:11


A decisão do governo de Cuba de encerrar a parceria com o governo brasileiro no Programa Mais Médicos fatalmente terá efeitos em Castilho, isso porque 5 profissionais que atuam na cidade são cubanos, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Saúde.

Por meio da assessoria de comunicação da prefeitura, a pasta divulgou a seguinte nota para a reportagem do Paparazzi News. “Não chegou nada oficial até a nossa secretaria. Iremos acatar o que o Ministério da Saúde determinar e seguiremos as orientações do mesmo. Eles (médicos cubanos) receberam um notificação informando que deverão deixar o Brasil, porém não foi informado a eles quando isso irá ocorrer. Temos 05 médicos, e serão substituídos pelos médicos brasileiros que serão encaminhados pelo Programa Mais Médicos. O município aguarda as orientações de como será o processo de substituição. Iniciativa imediata será a convocação nos próximos dias de um edital para médicos que queiram ocupar as vagas que serão deixadas pelos profissionais cubanos. Será respeitada a convocação prioritária dos candidatos brasileiros formados no Brasil seguida de brasileiros formados no exterior.”

Cuba anunciou na quarta-feira (14) que irá abandonar o programa após o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) impor condições para a continuidade da adesão. Por meio do Twitter, o presidente eleito afirmou que o país caribenho “não aceitou” condições colocadas por sua equipe para dar continuidade do programa. Condicionamos à continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou.”

Em um segundo tuíte, Bolsonaro acusou Cuba de “irresponsabilidade”. Segundo ele, o país caribenho não levou em consideração os impactos da decisão “na saúde dos brasileiros e na integridade dos cubanos”. Ele não explicou qual seria o risco à integridade dos profissionais. Eis o tuíte: “Além de explorar seus cidadãos ao não pagar integralmente os salários dos profissionais, a ditadura cubana demonstra grande irresponsabilidade ao desconsiderar os impactos negativos na vida e na saúde dos brasileiros e na integridade dos cubanos.”

Nenhum comentário: