Brasil já conquistou uma vitória na Rússia



Estudantes brasileiros conquistam terceiro lugar no campeonato mundial de física


fisica - Estudantes brasileiros conquistam terceiro lugar no campeonato mundial de física
Meses antes da Copa do Mundo, o Brasil já conquistou uma vitória na Rússia. Em sua segunda participação no Torneio Internacional dos Físicos (IPT – International Physicists’ Tournament, em inglês), o país conquistou o terceiro lugar no quadro geral, ficando atrás apenas de Suíça e França. O time, formado por estudantes da Universidade Federal do ABC (UFABC), representou o país na final que aconteceu no último sábado, dia 07.
O IPT reúne estudantes de graduação e mestrado. A competição consiste nas equipes tentando resolver 17 questões propostas que ainda não possuem soluções concretas. Este ano, os candidatos tiveram que cumprir desafios como: criar um detector de partículas caseiro, fazer origamis, reacender uma vela a partir da própria fumaça, entre outros.

Essa foi a segunda vez que o Brasil conseguiu se classificar para a disputa e, em ambas as vezes, o país foi representado pela equipe da UFABC. No entanto, na edição de 2017, o time conquistou o 11º lugar.
Por mais que soubessem que tinham chances de chegar à final e até vencer, os competidores brasileiros tiverem que ultrapassar muitas adversidades para conseguir chegar ao campeonato, como afirmou Ricardo Gitti, um dos competidores, para um jornal local: “Nunca pensei que alcançaríamos a final dada a quantidade de dificuldades que tivemos. Mas isso mostra que todo o esforço valeu a pena”.

Após a vitória, o grupo usou a página oficial do Facebook para agradecer e também desabafar: “Brasil em 3 Lugar do International Physicists’ Tournament! Muito obrigado a todos que nos apoiaram e ajudaram. Por muito pouco esse ano não desistimos de vir devido à falta de condições financeiras. Esperamos mostrar que os jovens estudantes desse país merecem todo nosso investimento para irem cada vez mais longe! Que outros brasileiros alcancem conquistas cada vez maiores, sem passar pelas dificuldades que passamos.  Aos que ainda puderem ajudar: vakinha.com.br/mundial-de-fisica. Obrigado à Performance Invest, DoceBia, empresas que acreditaram na gente”.

O time brasileiro é composto pelos estudantes de graduação em física André Juan e Matheus Pessôa; os mestrandos Andrius Dominiqui, Lucas Maia e Lucas Tonetto; e os estudantes de engenharia Gustavo Saraiva e Ricardo Gitti. Na liderança, o mestre em física Henrique Ferreira.

Nenhum comentário: