As merendeiras da rede municipal e estadual de ensino se atualizaram em curso de capacitação para manuseio e preparo correto da alimentação escolar.

Merendeiras castilhenses recebem curso de capacitação

CASTILHO – A formação é oferecida pelo município castilhense todo ano antes de iniciar as aulas. O curso teve duração de três horas e meia e foi ministrado pela nutricionista Márcia Regina Brito de Almeida.

“O objetivo é reciclar o conhecimento das merendeiras e o aprofundamento de boas práticas de manipulação. Elas são conscientizadas sobre as técnicas corretas para garantir uma alimentação segura”, explicou a nutricionista. O curso atendeu a todos os profissionais que trabalham nas cozinhas das creches e escolas.


Para a secretária municipal de Educação, Tânia Nascimento, a oferta desse curso possibilita as cozinheiras sempre um novo aprendizado, por mais que muitas estejam já há vários anos na atividade. “A capacitação vai proporcionar a esses profissionais a atualização do conhecimento necessário para o processo de recebimento, manipulação e preparo adequado da merenda alimentação que é servida nas escolas”, disse Tânia.

Ela acredita que os profissionais ficam mais motivados e o resultado é a melhoria da qualidade do serviço prestado. “Todos ganham, principalmente nossos alunos”, explicou.

NOVOS CONHECIMENTOS - De acordo com a nutricionista, durante a capacitação foi possível trabalhar algumas dinâmicas de grupo, proporcionando maior interação entre as servidoras públicas. Na parte teórica, Márcia abordou temas como: Alimentos seguro; noções básicas de microbiologia; Perigos químicos, biológicos e físicos; Tempo e temperatura de segurança para os alimentos; O que as DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos) podem causar; e como controlar os perigos de contaminação dos alimentos, implantando as boas práticas dos serviços




Compartilhe no whats

Nenhum comentário: