Este mês de agosto tem recebido especial atenção da Secretaria Municipal de Saúde, bem como da administração da prefeita Fátima Nascimento. - Notícias de Castilho

Breaking

Post Top Ad

Post Top Ad

ligue: (18) 98194-0107 p/ Fotografar Festa

2017/08/08

Este mês de agosto tem recebido especial atenção da Secretaria Municipal de Saúde, bem como da administração da prefeita Fátima Nascimento.



Prefeita incentiva combate a Leishmaniose visceral nas escola

.


CASTILHO – O combate a Leishmaniose Viceral também virou tema de debate na escola. Na manhã desta terça-feira, 08, alunos dos 4º e 5º anos da escola Mauro Roberto, tiveram uma aula diferenciada com a equipe do Centro de Zoonoses castilhense.

Além do veterinário Fernando Jorge, agentes de vetores e agentes da própria zoonoses partilharam com alunos a importância da prevenção.“Evitaro acúmulo de lixo,descartando de forma adequada, principalmente lixo orgânico é a principal forma de prevenção da leishmaniose”, explicou Jorge.

Os estudantes também foram informados sobre as causas, sintomas e tratamentos da Leishmaniose Visceral (LV), uma zoonose causada por protozoários do gênero Leishmania, veiculada através de vetores flebotomíneos, mais conhecido como ‘mosquito-palha’.

A ação educativa promovida pelo Centro de Controle da Leishmaniose em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), é uma estratégia focada na prevenção, para diminuir o risco de contração da doença, principalmente em crianças, em quem se concentra a maior incidência de casos.

Para o veterinário, o mais importante desse “bate-papo” com os alunos foi poder sanar as dúvidas. “Muitos queriam saber se a leishmaniose tem tratamento, quais os custos, qual vacina aplicar. São dúvidas que parecem simples, mas é ideal que eles tenham esse conhecimento”, destacou.

Outros projetos como esse devem se repetir nos próximos meses em outras unidades escolares. Atualmente Castilho conta com uma população canina de aproximadamente 5 mil cães. Os casos da doença vem diminuindo gradativamente. “Em outras épocas tivemos em torno de 65% de casos em toda população canina. Mas nos últimos dois anos já diminuiu para 17%”, contabilizou o veterinário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

varanda lucasil lucasil

Busque Festas

Benefícios da fruta Noni

Post Top Ad

Fotografo ligue: 18 98194-0107
varanda Kabana Modas lucasil