Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Castilho

Este mês de agosto tem recebido especial atenção da Secretaria Municipal de Saúde, bem como da administração da prefeita Fátima Nascimento.



Prefeita incentiva combate a Leishmaniose visceral nas escola

.


CASTILHO – O combate a Leishmaniose Viceral também virou tema de debate na escola. Na manhã desta terça-feira, 08, alunos dos 4º e 5º anos da escola Mauro Roberto, tiveram uma aula diferenciada com a equipe do Centro de Zoonoses castilhense.

Além do veterinário Fernando Jorge, agentes de vetores e agentes da própria zoonoses partilharam com alunos a importância da prevenção.“Evitaro acúmulo de lixo,descartando de forma adequada, principalmente lixo orgânico é a principal forma de prevenção da leishmaniose”, explicou Jorge.

Os estudantes também foram informados sobre as causas, sintomas e tratamentos da Leishmaniose Visceral (LV), uma zoonose causada por protozoários do gênero Leishmania, veiculada através de vetores flebotomíneos, mais conhecido como ‘mosquito-palha’.

A ação educativa promovida pelo Centro de Controle da Leishmaniose em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), é uma estratégia focada na prevenção, para diminuir o risco de contração da doença, principalmente em crianças, em quem se concentra a maior incidência de casos.

Para o veterinário, o mais importante desse “bate-papo” com os alunos foi poder sanar as dúvidas. “Muitos queriam saber se a leishmaniose tem tratamento, quais os custos, qual vacina aplicar. São dúvidas que parecem simples, mas é ideal que eles tenham esse conhecimento”, destacou.

Outros projetos como esse devem se repetir nos próximos meses em outras unidades escolares. Atualmente Castilho conta com uma população canina de aproximadamente 5 mil cães. Os casos da doença vem diminuindo gradativamente. “Em outras épocas tivemos em torno de 65% de casos em toda população canina. Mas nos últimos dois anos já diminuiu para 17%”, contabilizou o veterinário.



About Notícia Castilho

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Tecnologia do Blogger.