Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Saúde

Benefícios da maria pretinha

Maria Pretinha – Para Que Serve, Propriedades e Benefícios

Conhecida também pelos nomes de erva-moura, maria-preta, aguarágua, aguaraquiá, aguaraquiá-açú, araxixu, caaxixá, carachichu, caraxiocu, caraxixá, caraxixu, erva-de-bicho, erva-mocó, guaraquim, guaraquinha, pimenta-de-cachorro, pimenta-de-galinha, pimenta-de-rato, sué e erva-de-santa-maria, a maria pretinha é classificada como uma planta medicinal.


O que é?

Solanum americanum ou maria pretinha trata-se de uma planta originária do continente americano, que pode ser encontrada nos Estados Unidos, no Peru e no Paraguai, além de ser comum no Brasil. Acredita-se que ela seja nativa do Havaí ou que tenha sido introduzida no local por povos polinésios.


Ela é utilizada como planta medicinal em localidades como Camarões, Quênia, Panamá, Serra Leoa, Tanzânia e no Havaí, nos Estados Unidos.

Propriedades da maria pretinha

A planta medicinal é conhecida pelas seguintes propriedades:

Antiespasmódica;

Sedativa;

Expectorante;

Analgésica;

Diurética;

Depurativa;

Emoliente (que amacia, suaviza ou flexibiliza a pele);

Cicatrizante;

Antirreumática;

Diaforética (que provoca o suor, sudorífica);

Antiartrítica;

Anti-hipertensiva;

Aperiente (que atua como um estimulante do apetite);

Calmante;

Anti-inflamatória;

Febrífuga;

Mineralizante;

Reconstituinte;

Afrodisíaca.

Para que serve? Os benefícios da maria pretinha


A planta está associada as seguintes benefícios:


Efeito depurativo: isso significa que ela atua como um desintoxicante, contribuindo com a eliminação de toxinas encontradas e acumuladas no organismo.

Combate ao inchaço: por possuir propriedades diuréticas, a maria pretinha combate o inchaço causado pela retenção de líquido. A planta estimula a eliminação de excesso de líquido por meio da urina. Entretanto, é importante não exagerar no consumo e beber bastante água, para não eliminar mais líquido que o necessário e sofrer o risco de ter uma desidratação.

Vida sexual: a planta medicinal possui propriedades afrodisíacas, ou seja, atua como um estimulante sexual.

Auxílio no tratamento de doenças: o consumo de maria pretinha pode colaborar com o tratamento de asma, amigdalite, anemia, cirrose, cólicas, diarreia, escorbuto (deficiência de vitamina C), gastrite, meningite, malária, úlcera gástrica, terror noturno, excitação nervosa, afecção urinária, gastralgia (dor nervosa ou cãibra do estômago), crises hepáticas, espasmos da bexiga, distúrbios digestivos, hemorroidas e distúrbios ginecológicos.

Aplicação na pele: por meio de seu uso externo, a planta pode auxiliar no tratamento de condições como inflamações, áreas intumescidas (dilatadas)/irritadas/doloridas, dartros (crostas ou esfoliações), furúnculo, queimaduras, panarício (inflamação desenvolvida ao redor das unhas das mãos ou dos pés), queimaduras, psoríase, eczema, abcesso, acne, dermatite, erisipela (infecção na camada superficial da pele, que causa feridas vermelhas, inflamadas e dolorosas), escrófulas (infecção nos gânglios linfáticos do pescoço), erupção cutânea, leucorreia (corrimento vaginal), pústulas (aparecimento de bolhinhas, acompanhadas de pus, na pele), micose (tinha) e vaginite. A aplicação externa das folhas de maria pretinha ainda ajuda a tratar pano branco, feridas e úlceras.

Fonte de nutrientes: as folhas da planta são compostas por nutrientes como proteínas, manganês, fósforo, ferro e boro.

Ajuda a dormir: quem possui problemas para dormir pode se beneficiar ao utilizar a erva-moura graças ao seu efeito calmante.

Alívio a dor: por possuir propriedades analgésicas, a planta medicinal pode contribuir com a amenização da dor.

Aumento do peso: pessoas que sofrem com dificuldades para engordar e encontram-se abaixo do peso ideal também podem obter vantagens com a maria pretinha. Isso porque ela possui propriedades aperientes, ou seja, de estimular o apetite.

Como fazer chá de maria pretinha

Ingredientes:

1 colher de chá cheia de folhas de maria pretinha;

1 xícara de água.

Modo de preparo:

Colocar a água em uma panela e levar ao fogão para ferver.

Adicionar a maria pretinha na água fervente. Tampar e desligar o fogo. Deixar descansar durante 10 a 15 minutos ou até o chá atingir uma temperatura confortável para o consumo.
Para crianças até 10 anos de idade, a quantidade de maria pretinha utilizada na preparação do chá deve ser menor. Para os pequenos até um ano, a bebida deve ser feita com ½ colher de café rasa de erva triturada em 50 ml de água fervente.

Para as crianças de dois a cinco anos, a receita consiste em uma colher de café cheia para 100 ml de água fervente. Para aquelas que têm entre 6 a 10 anos, já é permitido preparar o chá com uma colher de chá rasa e uma xícara de água fervente.

Os frutos maduros da planta ainda podem ser utilizados no preparo de receitas de geleias, mousses, sorvetes e recheios ou coberturas de bolos e tortas. Suas folhas ainda podem ser cozidas e acompanhar receitas de ovo frito.

Cuidados com a maria pretinha 

A planta fresca e as sementes verdes da maria pretinha não devem ser consumidas internamente. A ingestão exagerada de sua folhagem fresca ou dos frutos verdes podem trazer problemas como irritação gástrica, enjoo, vômitos, dor de cabeça e midríase (dilatação da pupila).

Ela não deve ser consumida por mulheres gestantes ou em processo de amamentação de seus bebês. Para se certificar de que não possui alergia à erva-moura, aplique uma pequena quantidade do produto na pele, perto da região do pulso. Caso experimente erupções ou observe um avermelhamento em sua pele, não faça uso da maria pretinha.

Antes de utilizar a planta medicinal no tratamento de qualquer uma das doenças ou condições de saúde que listamos nos benefícios da maria pretinha, é fundamental que você consulte seu médico de confiança.
Como enfatizamos, ela serve como auxiliar, no entanto, não pode ser considerada um método exclusivo de tratamento para esses problemas. Assim, além de utilizar a erva-moura também é de suma importância seguir as indicações do tratamento recomendadas pelo médico.

Caso utilize algum tipo de medicamento, também é essencial consultar o médico de confiança para se certificar de que o consumo da maria pretinha não causará algum tipo de interação maléfica.

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Leia mais http://www.mundoboaforma.com.br/maria-pretinha-para-que-serve-propriedades-e-beneficios/#vOded2P0ss4BtQG4.99

About Notícia Castilho

0 comentários:

Postar um comentário

Popular Posts

Tecnologia do Blogger.